Fotógrafo baiano retrata as interconexões entre África e Bahia durante exposição em Moçambique

O fotógrafo baiano Wendell Wagner comemora uma década desde sua primeira visita ao Togo com a exposição solo "Bafrika - ColágenoAfro", em Moçambique. A mostra, que estará em cartaz durante todo o mês de setembro no Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, reúne fotografias capturadas durante sua passagem pelo Togo em 2013 e na Bahia nos anos seguintes.
Na mostra, Wagner revisita e funde registros feitos em Salvador, Lençóis e Itaparica, no Brasil, com imagens capturadas em Aného e Lomé, no oeste africano. O resultado são colagens abstratas que refletem suas raízes ancestrais e seu pertencimento tanto ao Brasil quanto à África. A técnica de colagem manual, que acompanhou o fotógrafo desde a adolescência, protagoniza essa narrativa visual.
Além da exposição, o projeto inclui oficinas de Colagem Manual e Câmera Escura. A primeira, intitulada "Colando na Vida", apresenta o trabalho de Wendell e convida os participantes a criar colagens que retratem suas histórias de vida. A segunda oficina, em parceria com o fotógrafo Meneson Conceição, é uma imersão nas técnicas analógicas de captura de imagens, ensinando a criar uma câmera escura.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
COMENTÁRIOS